Este processo obedece a manifestação de Deus, da Sua Vontade, através de três leis fundamentais do Cosmo:
A LEI DE SÍNTESE - corresponde ao aspecto Vontade;
A LEI DA ATRAÇÃO - corresponde ao aspecto Amor;
A LEI DA ECONOMIA - corresponde ao aspecto Atividade.
HÁ SETE LEIS SUBSIDIÁRIAS DO SISTEMA:
A LEI DE VIBRAÇÃO (Lei atômica), a base da Manifestação;
A LEI DA COESÃO (lar da Mônada, Espirito Santo), primeiro plano molecular do Sistema;
A LEI DA DESINTEGRAÇÃO, permite ao Super Homem, desligar-se de todas as envolturas;
A LEI DO CONTROLE MAGNÉTICO, rege predominantemente o Plano Búdico, equilíbrio mais perfeito, em que a Mônada logra o controle da Personalidade;
A LEI DA FIXAÇÃO, a mente se estabiliza resultando na coerência;
A LEI DO AMOR (Plano Astral), transmuta o desejo e cria um vínculo com o Magnetismo Superior, do Amor Superior ao Plano Búdico;
A LEI DO SACRIFÍCIO E MORTE, rege o Plano Físico e a destruição das formas a fim de permitir o progresso da vida evolutiva.
Essa evolução cíclica caminha passo a passo e percorre uma espiral com braços cada vez mais largos e completos, podendo ser dinamizada, estimulada e acelerada dentro de certos e naturais limites. Embora essa Lei não sofra atrasos os indivíduos fazem com que seu progresso retardem bastante sua ascensão.
Podemos observar que a humanidade abarca os mais grosseiros e primitivos níveis evolutivos.
Passa por estágios intermediários de desenvolvimento mental e moral, podendo se expressar finalmente, numa elite de seres que, em tempos mais remotos, dizia serem os mais nobres, puros, sábios, denominados como Homens Perfeitos.
Krishnamurti divide a humanidade em dois grandes tipos:
- as que sabem e as que não sabem - e o conhecimento é o que importa possuir.
O Conhecimento é o Plano de Deus em relação aos homens.
A Evolução é estar firme no bem e resistente ao mal.
- As almas estão divididas em : almas não desenvolvidas, almas simples, almas civilizadas e almas no final da evolução.
As duas primeiras evoluem lentamente. As duas últimas mais rapidamente e estão nas etapas intermediárias e finais da evolução humana.
A medida que o ser humano ascende, o conhecimento expande a capacidade mental e consciencial, aprimorando o caráter, conquistando qualidades mentais e morais por esforços próprios, contínuos e intensos. Ele alcança a perfeição na forma densa, intelectual, moral e espiritual, fazendo parte da Comunhão dos Sábios.
Ao tranformar o conhecimento em sabedoria, experienciando e vivendo o amor em ação ele cria corretas relações humanas, com Deus, com seus semelhantes e com os Reinos subhumanos.
Quando o ser humano começa a controlar sua natureza emocional e deixa prevalecer o nível mental superior, este princípio vem revelar sua natureza superior. Daí o homem caminha para um retôrno ao Pai e ascensão ao reino de Deus.
As almas iluminadas do passado, seres inspirados como Moisés, Abraão, Jesus Cristo, Confúncio, são exemplares, porque adquiriram controle total, sobre as forças invisíveis da vida e aprenderam a orientá-las para canais criativos.
Usaram o Poder Divino, realizaram milagres de cura e satisfizeram as necessidades da vida. Controloram não só a si mesmos, mas também as forças da vida e todos aqueles que o cercavam.
Bibliografis: A.C. Fernandes - Primeiros Passos na Estrada; Norvell Anthony - Metafísica; Krishnamurty - A Cultura e o Problema Humano
Nenhum comentário:
Postar um comentário